terça-feira, 30 de agosto de 2011

Livro inacabado de Saramago será publicado em 2012

O livro que o Prêmio Nobel de Literatura português José Saramago deixou inacabado ao falecer vai ser publicado em 2012 (e deverá ter lançamento mundial) por decisão da viúva de Saramago Pillar del Rio e também dos vários publicadores das obras de Saramago em várias línguas.
Irá ser uma publicação reduzida e que contará com não mais do que 20 páginas deste romance inacabado que teria 300 ou 400 páginas no total.
Após publicar "Caim", Saramago começou uma nova obra sobre a indústria armamentista e o tráfico de armas, que havia intitulado "Alabardas, alabardas! Espingardas, espingardas!", um verso do poeta e dramaturgo português Gil Vicente.
Como presidente da fundação José Saramago e, sobretudo, "cúmplice de Saramago e militante do mesmo corpo de ideias", Pilar procurou "manter e respeitar" a posição que ele defendia como cidadão e como intelectual.
"Não podemos passar a responsabilidade a outras pessoas. Não vão ser as cúpulas de poderosos que vão solucionar nossa vida e resolver nossos problemas".
"Somos nós cidadãos que devemos ter coragem, ir para a rua, gritar, desmantelar, construir. Esse era o projeto de Saramago, mas também é o meu".

A voz de Saramago parece ser escutada na casa que o escritor e sua mulher tinham em Lanzarote, aberta ao público e que com o tempo se transformará "em uma visita obrigatória para os leitores de todo o mundo".
Entre suas paredes "se percebe a vida de Saramago, se veem seus livros e onde escreveu os últimos romances.

Um comentário: